Oficialmente, o Dia Nacional do Samba é festejado em 2 de dezembro. A data foi criada em 1964, como forma de valorizar o mais tradicional gênero musical do país. O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou a data para fazer um estudo especial em seu banco de dados de música, um dos maiores da América Latina, para encontrar curiosidades sobre o tema.

A primeira delas foi a música com a palavra “samba” no título mais tocada no Brasil, nos principais segmentos de execução pública, nos últimos cinco anos. “Não Deixe o Samba Morrer”, de autoria de Aloísio e Edson Conceição, ficou na liderança. A música foi  gravada originalmente em 1975 por Alcione e depois regravadas por vários outros artistas. “Samba da Minha Terra”, de Dorival Caymmi, ficou em segundo lugar, seguido por “Samba de Arerê”, de Xande de Pilares, Arlindo Cruz e Mauro Jr, em terceiro. Ainda se destacaram em quarto e quinto lugares, respectivamente, “Samba de Verão”, autoria de Paulo Sérgio Valle e Marcos Valle, e “Samba do Avião”, de Tom Jobim.


Outra curiosidade foram as músicas mais gravadas com a palavra “samba” no título. Tom Jobim se destaca na autoria de três das cinco primeiras colocadas. Na liderança, “Samba do Avião”, do maestro e pai da bossa nova, seguida por “Samba de Uma Nota Só”, também de autoria do maestro ao lado de Newton Mendonça. Completam o top 5, “Samba de Verão”, de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle, “Só Danço Samba”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e “Samba da Minha Terra”, de Dorival Caymmi.

No banco de dados do Ecad, mais de 16 mil canções levam a palavra “samba” no título e, dessas, o compositor que teve mais músicas cadastradas no órgão foi o cantor Jair Oliveira, filho do também cantor Jair Rodrigues, com 102. Logo em seguida, aparece o cantor e compositor Wilson Simoninha, com 100 canções com “samba” no título.

Na semana passada, “Pelo Telefone”, considerado o primeiro samba a ser gravado, completou 105 anos, de acordo com os dados da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. A música, de autoria de Donga e Mauro de Almeida, teve seu registro no dia 27 de novembro de 1916 e virou um grande sucesso. De acordo com levantamento do Ecad, “Pelo Telefone” já foi gravado 59 vezes até agora. Dos artistas que gravaram e participaram como intérpretes nos fonogramas (gravações), a cantora Giana Viscardi foi a que mais teve gravações desta obra, um total de 11. Em seguida, apareceram Martinho da Vila e Maria Eugênia, ambos com três gravações cada.

Em tempo: Na semana passada também, a Comissão de Educação (CE), do Senado Federal, aprovou um projeto de lei que declara os compositores Pixinguinha (1897-1973) e Lupicínio Rodrigues (1914-1974) como patronos da Música Popular Brasileira (MPB). Em breve, o projeto deve seguir para avaliação na Câmara dos Deputados.
 
Ranking de músicas com a palavra “samba” no título mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública:

1 – Não deixe o samba morrer – Edson Conceição / Aloísio
2 – Samba da minha terra – Dorival Caymmi
3 – Samba de arerê – Xande De Pilares / Arlindo Cruz / Mauro Jr.
4 – Samba de verão – Paulo Sergio Valle / Marcos Valle
5 – Samba do avião – Tom Jobim
6 – Samba pras moças – Roque Ferreira / Grazielle
7 – Desde que o samba é samba – Caetano Veloso
8 – Toca um samba aí – Marcelo Marrom
9 – Samba de uma nota só – Newton Mendonca / Tom Jobim
10 – Samba do Arnesto – Alocin / Adoniran Barbosa
11 – Na cadência do samba – Luiz Bandeira
12 – Samba da benção – Baden Powell / Vinicius de Moraes
13 – Samba diferente – Anderson Leonardo / Waguinho
14 – Samba do grande amor – Chico Buarque
15 – Enredo do meu samba – Dona Ivone Lara / Jorge Aragão
16 – Eu sou o samba – Alexandre Pires
17 – Na cadência do samba – Matilde Alves de Souza Chagas / Ataulpho Alves / Paulo Gesta
18 – Só danço samba – Vinicius de Moraes / Tom Jobim
19 – Ai ai ai samba de roda – Xanddy / Nego Júlio / Rodrigo Piscini / Eni Andrade / Fagner Ferreira / Genny Dantas / Robbson Ribeiro
20 – Samba de Orly – Chico Buarque/ Toquinho/ Vinicius de Moraes

Fonte: Portal Sucesso/Fotos: Divulgação

Relembre a gravação oficial de “Não Deixe o Samba Morrer”, com Alcione: 



Deixe seu Comentário