Lançamento
07/12/2021 14H55
Durante painel realizado nesta
terça-feira(07/12) no evento Rio Music Market, no Teatro Claro Rio, na capital
fluminense, o presidente da Associação Brasileira de Música Independente
(ABMI), Carlos Mills, e o executivo Léo Morel, da Tratore, apresentaram os resultados
da pesquisa anual sobre o mercado da música gravada no Brasil, comandada pela
entidade. Entre os dados inéditos divulgados destaca-se a receita estimada de
R$ 1,4 bilhão, gerada em 2020 pelo mercado brasileiro de música, apresentando
um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.
O estudo mostra que, apesar dos
impactos sofridos com a pandemia, o setor da música gravada segue em
recuperação tanto aqui quanto no exterior, pelo 6º ano consecutivo. A
pesquisa revela que o consumo de shows transmitidos teve um aumento
significativo de 67% em relação ao mesmo período no ano anterior. “Esse dado
mostra o efeito da pandemia que gerou um significativo aumento do consumo dos
shows transmitidos, deixando claro o potencial desse formato de consumo
musical”, explica Carlos Mills, presidente da ABMI.
“Já a categoria dos streams de áudio
financiados por publicidade foi a que apresentou maior crescimento entre 2019 e
2020, quase dobrando. E os streams de vídeo registraram um crescimento de
aproximadamente 20% em relação ao ano anterior. Entre 2019 e 2020, aumentaram
os lançamentos de produtos. Vídeos musicais triplicaram, alavancados pela
popularidade de plataformas como YouTube. E a evolução dos streamings de música
contribuiu para o lançamento de singles, que quase dobraram no período,
enquanto álbuns e EPs tiveram pequeno decréscimo”, explica Mills.
A pesquisa foi realizada no segundo
semestre de 2021 e reúne dados relativos a 2020 e dados complementares de 2021.
As informações foram coletadas em duas frentes: uma avaliação dos dados das
principais plataformas de streaming referentes a 2020 e parte de 2021, e
entrevistas em profundidade com 43 empresas entre gravadoras, editoras e
distribuidoras do país.
Até o dia 9 de dezembro, o Rio Music
Market recebe executivos de empresas como Merlin, Vydia, FUGA, Womex e UBC em
palestras, discussões, painéis, pitchings, mentorias e speed meetings. A
conferência irá traçar um panorama amplo do que há de mais novo no mercado,
abordando temas relevantes no cenário atual da música independente. Atrações
musicais, nos quatro dias, complementam a programação à noite.
Fonte: Portal Sucesso/Fotos:
Divulgação