O streaming está presente em nossas vidas todos os dias, seja quando ouvimos canções, assistimos filmes, séries e videoclipes ou nos jogos online. E a música está presente em praticamente tudo o que é produzido no streaming de áudio e de vídeo. No Brasil, a gestão coletiva da música — composta pelas associações Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC e pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) — trabalha ativamente para garantir a remuneração de compositores e de todos aqueles que vivem da música.

Na terça-feira, o Ecad lançou mais uma edição do relatório “O Que o Brasil Ouve – Streaming” para mostrar o que vem sendo feito ao longo dos últimos anos no digital. Os números da arrecadação de direitos autorais em 2021 acompanharam a relevância e o crescimento deste segmento. Foram arrecadados R$ 252 milhões, um crescimento de 36% em relação a 2020. Já a distribuição contemplou 130 mil titulares em cerca de 475 bilhões de execuções processadas de streaming de música. O valor distribuído nesse segmento foi R$ 58,5 milhões, um crescimento de mais de 945% nos últimos cinco anos.

O relatório também apresenta o histórico da arrecadação e distribuição de direitos autorais no streaming no Brasil, contando as lutas da classe artística, os valores que a gestão coletiva conseguiu conquistar para os titulares de música, além do número de beneficiados e as músicas mais tocadas no ano passado nas plataformas digitais.

“Esse relatório mostra o quanto a gestão coletiva da música vem lutando pelos direitos autorais no streaming. Queremos que as questões relacionadas aos direitos autorais e valores destinados aos compositores e à classe artística possam avançar na mesma velocidade do anúncio diário de títulos de filmes, séries, álbuns e singles nos catálogos de streaming de áudio e vídeo.

Já tivemos boas conquistas com as negociações feitas pelo Ecad com várias plataformas digitais que reconheceram o direito por essa remuneração. Seguiremos firmes nessa luta”, disse Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.

Essa é a quarta edição do relatório “O Que o Brasil Ouve”, produzido pelo Ecad. O primeiro trouxe informações sobre a participação das mulheres na música em todo o Brasil. O segundo foi apresentado com dados sobre o impacto da pandemia no mercado de shows e eventos e o terceiro foi sobre o consumo de música na última década.

O relatório completo sobre os direitos autorais e o streaming com os números e os rankings de músicas pode ser consultado no lin: https://www3.ecad.org.br/em-pauta/Documents/O%20que%20o%20Brasil%20Ouve%20-%20Streaming.pdf
 
Ranking das músicas mais tocadas no segmento de streaming de música em 2021:
(Amazon Music, Apple Music e Beats, Deezer, Spotify, Google Play Music, Napster e YouTube)
1 – Ele é ele, eu sou eu – Dyeguinho Silva/Eder Nascimento/Fabio Garrafinha/Lucas Almeida/Natimel/Rod Bala

2 – Believer – Daniel Platzman/Imagine Dragons/Justin D Tranter/Mattias Larsson/Mattman & Robin/Wayne Sermon
3 – Esquema preferido – Dj Ivis/Jack Pallas/Mr. Sammy/Valter Danadao
4 – Facas – Douglas Mello/Flavinho Tinto/Nando Marx/Philipe Pancadinha/Victor Hugo
5 – Só você – Erico Musicas/Iago Oliveira/Vinicius Amaral
6 – Piece of your heart – Blake Cooper/Joshua Alexander Grimmett/Luke/Madwill/Nathan C/Simon De Jano
7 – Recairei – Jimmy Luzzo/Luciano Lima/Shylton/Thiago Rossi
8 – Batom de cereja – Elcio Di Carvalho/Kito/Leo Soares/Lucas Papada

9 – Stereo hearts – Adam Levine/Ammar Malik/Benny Blanco/Daniel Thomas Omelio/Dishashi Lumumba-Kasongo/Eric Roberts/Maraschino Jimothy/Matt Mcginley/Travis Mccoy
10 – Toma – Arthur Marques/Diego Timbo/Dj Gorky/Luisa Sonza/Maffalda/Mc Theus Costa/Mc Zaac/Pierre Tavares/Zebu
11 – Alô Ambev – Bruno Sucesso/Gabriel Agra/Gabriel Angelo
12 – Tá roxeda (tá rocheda) – Caio Sanfoneiro/Felipe Amorim/Taciana Gomes/Vitinho Sanfoneiro
13 – Wap – Austin Owens/Cardi B/Doo Doo Brown/Jkeyz/Megan Thee Stallion/Party Mcfly
14 – Ilusão (cracolândia) – Alok/Fabio Gabriel Araujo Salvador/Mc Davi/Mc Hariel/Mc Ryan Sp
15 – Call me by your name – Cosby Hugh/Den Z/Dominic Bucks/Lil Nas X/Rosario Peter Iv Lenzo
16 – Monster – Gary Paul Larsen/Gavin Brown/Josh Hefner/Joshua Alan Wells/Nora Katharine Patterson/Poe/Stephen John Billeaud
17 – See you again – Andrew Cedar/Charlie Puth/Daniel Benjamin Cobbe/Dj Frank E/Joshua Karl Simon Hardy/Phoebe Louise Cockburn/Wiz Khalifa
18 – Desce pro play (pa pa pa) – Arthur Marques/Dj Gorky/Gabriele Oliveira/Maffalda/Mc Zaac/Pablo Bispo/Tyga/Zebu
19 – De menina pra mulher – Allef Alcino/Gui Prado/Thales Gui/Thawan Alves/Vinni Miranda
20 – Me gusta (with Cardi B & Myke Towers) – Andres Torres/Anitta/Benito Garcia/Cardi B/Carolina Isabel/Chibatinha/Mauricio Renigiro/Michael Monge/Rdd/Ryan Tedder.
Fonte: Portal Sucesso/Foto: Divulgação
 

Deixe seu Comentário