“Garota de Ipanema”, parceria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes (composta em 1962, inspirada na beleza da musa carioca Helô Pinheiro), é atualmente a música brasileira mais gravada de todos os tempos. A canção assumiu a liderança do ranking, que era de “Aquarela do Brasil”, de autoria de Ary Barroso. A mudança foi constatada pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) a partir de um novo levantamento dessa lista com as informações atualizadas em seu banco de dados no fechamento do ano de 2021.
 
O último levantamento tinha sido realizado em outubro do ano passado e, na ocasião, a primeira colocada era “Aquarela do Brasil”, de autoria de Ary Barroso. Já “Garota de Ipanema” figurava em segundo lugar. A ordem agora mudou. O fato de a estrela pop Anitta ter lançado no ano passado o single “Girl From Ipanema”, que na verdade é um sampler do clássico de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, deve ter contribuído para esta mudança de ordem.


Garota de Ipanema” é considerada a segunda canção mais executada da história da música mundial, depois de “Yesterday”, dos Beatles. A primeira gravação comercial ocorreu em 1962, por Pery Ribeiro. Dois anos mais tarde, uma versão em inglês gravada por Astrud Gilberto nos Estados Unidos, tornou-se um sucesso internacional. Nos Estados Unidos, o single alcançou o quinto lugar na Billboard Hot 100, permanecendo por duas semanas. A canção, premiada com o GRAMMY em 1965, foi incluída em cerca de 1,5 mil álbuns, vinis e coletâneas ao redor do planeta e foi interpretada, em shows ou registros fonográficos, por nomes como Frank Sinatra, Madonna, Cher e Amy Winehouse. 


Com “Garota de Ipanema em primeiro lugar, com 423 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad, e “Aquarela do Brasil” na vice-liderança, com 416 gravações, o top 5 das mais gravadas conta ainda com “Carinhoso”, de Pixinguinha e Braguinha, na terceira posição, com 414 gravações, seguida por “Asa Branca”, de Humberto Teixeira e Gonzagão, com 361 gravações e “Manhã de Carnaval”, de Luiz Bonfá e Antônio Maria, com 293 gravações, em quarto e quinto lugares, respectivamente.


As alternâncias nesse ranking ocorrem a partir do cadastro de novas gravações de músicas nas associações (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC) que administram o Ecad. Compositores, artistas e demais titulares se filiam a uma delas e atualizam os seus cadastros com as novas composições e gravações. São esses dados que formam o banco de dados do Ecad, um dos maiores da América Latina.


Veja o ranking das 10 músicas brasileiras mais gravadas de todos os tempos:
 
1 – Garota de Ipanema – Vinicius De Moraes / Tom Jobim – 423 gravações
2 – Aquarela do brasil – Ary Barroso – 416 gravações
3 – Carinhoso – Braguinha / Pixinguinha – 414 gravações
4 – Asa branca – Humberto Teixeira / Gonzagão – 361 gravações
5 – Manhã de carnaval – Antônio Maria / Luiz Bonfá – 293 gravações
6 – Eu sei que vou te amar – Vinicius de Moraes / Tom Jobim – 268 gravações
7 – Corcovado – Tom Jobim – 256 gravações
8 – Chega de saudade – Vinicius de Moraes / Tom Jobim – 254 gravações
9 – Wave – Tom Jobim – 253 gravações
10 – Desafinado – Newton Mendonça / Tom Jobim – 241 gravações.


Fonte: Portal Sucesso/Foto: Divulgação


Confira Frank Sinatra e Tom Jobim cantando “Garota de Ipanema”:



 

Deixe seu Comentário