Das 20 músicas mais tocadas em todo o Brasil no carnaval de 2023, segundo levantamento do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), 14 foram marchinhas carnavalescas, com “Mamãe eu Quero” (Jararaca / Vicente Paiva) na liderança do ranking nacional. Muitos artistas têm suas músicas tocadas especialmente nessa época do ano e são beneficiados com o pagamento do direito autoral. No último carnaval, o Ecad distribuiu R$ 19,9 milhões em direitos autorais de execução pública para mais de 12 mil compositores, intérpretes, músicos e outros artistas que tiveram as suas canções tocadas no período de pré-folia até os últimos eventos carnavalescos realizados no país. A expectativa para este ano é que o valor supere R$ 20 milhões.
Em prol da classe artística, a instituição lança sua campanha de
carnaval focada na conscientização sobre o pagamento do direito autoral.
Intitulada “Com música, a folia fica melhor”, a ação é voltada para quem vai
utilizar música publicamente em programações e eventos carnavalescos, como
organizadores e promotores de shows, trios elétricos, blocos de rua,
prefeituras, casas de espetáculos e outros. A campanha, que conta com landing
page, depoimentos de artistas, postagens nas redes sociais e envio de e-mails,
reforça a importância da música para esses eventos.
“Não existe carnaval sem música e os compositores,
intérpretes e músicos têm o direito de serem remunerados quando elas
tocam. É importante lembrar também que o direito autoral é diferente do
cachê. O direito autoral pago por meio do Ecad é destinado aos compositores e
demais criadores das músicas tocadas em eventos, bailes, clubes e outros
locais. Por isso, é fundamental que os organizadores de eventos de
carnaval, sejam eles da iniciativa pública ou privada, façam o licenciamento
musical”, disse Isabel
Amorim, superintendente executiva do Ecad.
A obrigatoriedade do licenciamento musical prévio é uma determinação da
legislação brasileira, por meio da Lei dos Direitos Autorais (9.610/98), que
estipula, inclusive, que não é necessário que um evento tenha finalidade de
lucro para que os seus responsáveis e organizadores tenham que efetuar o
pagamento dos direitos autorais pelas músicas tocadas.
Licenciamento musical: como fazer?
O licenciamento musical é a garantia de que os valores em direitos
autorais serão destinados a compositores e artistas que terão suas músicas
tocadas no carnaval. São responsáveis por esse pagamento toda pessoa física e
jurídica que produz e organiza shows, trios elétricos, bailes, clubes, casas de
show, blocos e outras programações e eventos. Antes das programações
carnavalescas, eles devem entrar em contato com a unidade mais próxima do Ecad
para fazer o cadastro e solicitar o cálculo do valor a ser pago pela utilização
musical. A licença permitirá o uso de todo e qualquer tipo de música, sem
limites de execuções.
Além da obrigatoriedade do pagamento dos direitos autorais, há também a
responsabilidade de informar ao Ecad o repertório tocado e enviar os roteiros
musicais. É desta forma que a instituição faz a identificação das músicas
tocadas e a posterior distribuição dos valores arrecadados aos artistas. Outra
forma de identificar as canções é por meio de gravações feitas por
colaboradores do Ecad em trios elétricos, bailes e eventos durante o período
dos festejos carnavalescos.
A distribuição dos direitos autorais de execução pública musical é feita
com base em critérios utilizados internacionalmente e definidos por Assembleia
Geral, composta pelas associações de música que administram o Ecad. De todos os
valores arrecadados, 85% são distribuídos para compositores, intérpretes,
músicos, editores e produtores fonográficos. As associações de música recebem
6% para suas despesas administrativas e, ao Ecad, são destinados os 9%
restantes para suas despesas operacionais.
Carnaval 2023 – Ranking das músicas
mais tocadas em blocos, bailes de carnaval, clubes,
casas de diversão, eventos de rua, shows e trios elétricos no último ano em
todo o Brasil
Posição |
Música |
Autores |
1 |
Mamãe eu quero |
Jararaca / Vicente Paiva |
2 |
Zona de perigo |
Fellla Fellings / Yves / Rafa Chagas / Pierrot Junior / Lukinhas /
Adriel Max |
3 |
Allah-la-ô |
Haroldo Lobo / Antonio Nassara |
4 |
Marcha do remador |
Castelo / Antonio Almeida |
5 |
A jardineira |
Humberto Carlos Porto / Benedito Lacerda |
6 |
Me dá um dinheiro aí |
Homero Ferreira / Glauco Ferreira / Ivan Ferreira |
7 |
Eva |
Cartavetrata / Umto / Ficarelli |
8 |
Ta-hi |
Joubert De Carvalho |
9 |
Cabeleira do Zezé |
João Roberto Kelly / Roberto Faissal |
10 |
Não quero dinheiro |
Tim Maia |
11 |
Cachaça |
Heber Lobato / Lucio de Castro / Marinosio Filho / Mirabeau |
12 |
Vassourinhas |
Batista Ramos / Mathias da Rocha |
13 |
Quem sabe sabe |
Jota Sandoval / Carvalinho |
14 |
Tesouro de pirata |
Fuzza / Ziriguidum do Marcelão |
15 |
País tropical |
Jorge Ben Jor |
16 |
Cidade maravilhosa |
Andre Filho |
17 |
O teu cabelo não nega |
Raul Do Rego Valença / João Valença / Lamartine Babo |
18 |
Saca-rolha |
Zilda do Zé / Zé da Zilda / Waldir Machado |
19 |
Arerê |
Gilson Babilonia / Alaim Tavares |
20 |
Mulata iê iê iê |
João Roberto Kelly |
Fonte: Portal Sucesso/ Fotos: Divulgação