Conhecido por seu trabalho à frente do grupo Boca Livre — do qual foi um dos fundadores — e por vários projetos musicais solo, o cantor e compositor Zé Renato sempre esteve ligado às questões ambientais e sociais. O poder transformador da arte, em especial da música, o levou a compor canções como “Bebedouro” (com Paulo Cesar Pinheiro), “Fonte da Vida” (com Cacaso) e “Água pra Quê?” (com Ivan Santos), além de interpretar belezas de Antonio Carlos Jobim (“Correnteza”) e “Rio Amazonas” (de Dori Caymmi e Paulo Cesar Pinheiro).
 
Com o Grupo Boca Livre estreitou sua aproximação com o universo infantil, com duas participações marcantes nos álbuns “Arca de Noé”, volumes 1 e 2, com as gravações de “A Casa” e o “O Vento”, canções de Vinícius de Moraes que estiveram sempre presentes nos shows do grupo e permanecem no imaginário de muitos brasileiros. Após 45 anos de carreira e dois projetos premiados dedicados exclusivamente ao público infantil, “Samba Pras Crianças” e “Forró Pras Crianças”, Zé Renato entendeu que havia uma nova mensagem a ser disseminada. E as crianças seriam o melhor veículo para esta sua nova iniciativa, o álbum “Água Pras Crianças”, em fase de lançamento pelo selo do Sesc.

“A ideia para esse projeto surgiu em 2007, enquanto lia as notícias alarmantes sobre os danos causados pela poluição e o aquecimento global e seus impactos nos rios e mares do planeta assim como também uma fala do meu filho Benjamin, na época com quatro anos, dizendo enquanto me barbeava com a torneira aberta: ‘papai cuidado se não vai acabar a água do mundo’”, relembra o cantor. Gravado entre fevereiro e março de 2020, pouco antes da pandemia do COVID-19 chegar ao Brasil, Água Pras Crianças conta com a participação do coro do “Instituto Sabendo Mais/Escola Nova Holanda da Maré”, regido pelo maestro Fabiano Monteiro.


Ao todo, são dez faixas trabalhadas com o esmero dos arranjos que é característico da obra de Zé Renato, somadas às letras de Joyce (“De Onde é Teu Navio”), Zélia Duncan (“As Nossas Águas Vão Rolar”), Paulo César Pinheiro (“Ciranda das Águas”), Paulinho Moska (“Pra Natureza Recomeçar”), Pedro Luís (“Pra Chover Mais Peixe”, primeiro single do disco), Ivan Santos (“Água Pra Quê?”) e outros grandes parceiros. “Dividir projetos com Zé é sempre um desafio prazeroso. Fizemos essa canção já pensando na ideia do projeto infantil com foco na sensibilização ambiental. Especialmente essa canção, em que a melodia é do Zé e a letra minha – como sempre em nossas parcerias – acabamos construindo-a presencialmente. Temos muitas canções em parceria, mas essa foi a 2ª vez que fizemos juntos, presencialmente”, conta Pedro Luís. Há casos ainda de artistas convidados apenas para a parte vocal, caso de Lenine, que participa na faixa “Queimada”.
.
 
Fonte: Portal Sucesso/Fotos: Divulgação
 
    Assista ao vídeo de “Pra Chover Mais Peixe”, single do novo álbum de Zé Renato (part. Pedro Luis):



 

Deixe seu Comentário