Começou na segunda-feira, 25 de outubro, a edição 2021 do
projeto “Impulso 2.0”, que chega com uma estrutura remodelada em relação à
iniciativa original. Nesta nova versão, além da parceria inédita com a fintech
cultural Noodle, o projeto será dividido em três fases, possibilitando que mais
artistas sejam impactados e tenham a chance de desenvolver melhor suas
carreiras, através de uma experiência digital e moderna. Nascido do desejo da
União Brasileira de Compositores (UBC) de levar capacitação, mentoria e
networking a músicos, a iniciativa se posiciona no mercado como um acelerador
de carreiras e do desenvolvimento cultural. Os artistas interessados podem
obter mais informações no site oficial através do endereço https://impulso.ubc.org.br/ .
“Estamos motivados para o início do IMPULSO 2.0. A pandemia inviabilizou a continuidade imediata do projeto em 2020 mas encontramos na NOODLE a parceria ideal para ‘anabolizar’ esta ideia de uma aceleradora digital de talentos e potencial carreiras futuras, sem fins proprietários, com a ambição de ser uma incubadora para tanta gente buscando soluções para seguir em frente. Uma equipe de mentores qualificados se junta a UBC neste propósito nobre e fundamental”, afirma Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC.
A
orientação do Impulso 2.0 fica a cargo de Iuri Freiberger, fundador e diretor
da Gramo Design Estratégico, empresa de inteligência para mercados criativos,
que conta com 25 anos de experiência nos setores cultural e musical. Iuri
aplicará uma metodologia de imersão nas histórias artísticas pregressas dos
selecionados. O Ecossistema Estratégico do Impulso (Mentoria, Capacitação e
Networking) é a base geral dos temas que serão trabalhados durante a execução
do projeto, sob a orientação dos mentores especialistas em cada setor. Iuri é,
atuando como músico multi-instrumentista, produtor musical, pesquisador,
professor universitário, gestor público, empreendedor criativo e articulador do
setor cultural.
Mais do que planejar, é necessário executar. Por isso, o projeto
reunirá diferentes profissionais a fim de gerar um aprendizado 360º sobre a
gestão da carreira para o artista. Entre os nomes que irão o compor o time dos
workshops coletivos e/ou mentorias individuais, estão Renata Mader (Altafonte
Brasil), Pablo Bispo (selo Inbraza – Som Livre/ Brabo Music Team), Elisa
Eisenlohr (Warner Chappell), Leo Feijó (Música & Negócios), Kamilla Fialho
(K2L), Luisi Valadão (Lupa Comunicação), Marina Mattoso (Jangada), Constança
Scofield (Toca do Bandido), Fabiane Costa (Produção Artística/Espaço Favela –
Rock In Rio), Marisa Gandelman (Advogada especialista em Direitos Autorais e
Ex-CEO da UBC), Pedro Seiler (Queremos!), Pedro Tourinho (MAP Brasil) Igor
Bonatto e Fabiano Guimarães (Noodle), Romero Ferro (cantor, compositor e
vencedor da primeira edição do Impulso) e Maurício Spinelli (Rabixco),
Fernando Lobo (Head of Music na TV Globo) e Paula Lima (cantora e Diretora da
UBC).
Entre os diferenciais desta nova edição, o destaque vai a parceria com a fintech cultural Noodle. A empresa traz como premissa a missão de conectar a indústria global da música através de uma rede dinâmica de recursos, informações, pessoas e ideias democratizar o acesso a recursos – permitindo, assim, que a indústria cresça de uma forma mais simples, diversificada, justa e acessível. Além dos vídeos sobre educação financeira que serão fornecidos aos participantes, no Impulso 2.0 a Noodle irá aplicar sua plataforma de inteligência para auxiliar na seleção para as fases finais, financiar participantes elegíveis e, por fim, os fundadores Igor Bonatto e Fabiano Costa serão mentores com foco em finanças. “O único caminho para garantir que o crescimento observado no mercado da música seja bem distribuído é através da educação. Ao somarmos forças com a UBC, conseguimos dar escala na capacitação do mercado, formando uma geração mais preparada para as novas dinâmicas da indústria”, afirma Igor Bonatto.
SOBRE AS 3 FASES
A 1ª fase
(Seleção por Interesse), que terá duração de dois meses, irá acolher até 10.000
associados da UBC inscritos para participar de um ambiente virtual onde terão
acesso a conteúdos educativos sobre direitos autorais, indústria musical e
finanças, além de quizzes para testar o conhecimento. Durante este período, os
participantes serão pontuados, na medida em que forem consumindo essas mídias e
respondendo aos quizzes. Ao final dessa fase inicial, a equipe da UBC fará uma
seleção de 100 participantes, levando em conta a pontuação, o empenho e o
potencial para desfrutar a próxima etapa.
Já na 2ª
fase (Seleção por Qualificação), também com duração de dois meses, os 100
artistas selecionados terão acesso a uma capacitação mais aprofundada e
exclusiva, com workshops coletivos – gravados e ao vivo -, tendo como base 10
temáticas ligadas aos principais desafios levantados pelos vencedores da última
edição do Projeto Impulso, como: Rede de Contatos/Parceria; Planejamento;
Sentimentos; Participação Feminina; Discurso; Conceito/Qualidade; Marca; Produto;
Valores/Recursos; e Regionalismo. Os participantes desta fase também terão
acesso a um edital com informações para inscreverem seus projetos e concorrerem
a uma vaga na 3ª fase.
A 3ª e última etapa (Seleção por Resultados) irá selecionar
cinco dentre estes 100 artistas com base na performance e nos projetos
apresentados. Durante seis meses, esses vencedores irão receber mentorias
individuais, com capacitação e soluções personalizadas. Além disso, também
serão premiados com um conjunto de serviços e um songcamp exclusivo
oferecidos por parceiros da UBC.
Fonte:Portal
Sucesso/Fotos: Divulgação