A parceria entre o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) e o Rock in Rio Brasil já dura 37 anos. Os organizadores do maior festival de música e entretenimento do mundo reconhecem a importância do pagamento de direitos autorais de execução pública para os compositores e, este ano, não foi diferente. O Rock in Rio Brasil fechou contrato com o Ecad para o pagamento pelas músicas tocadas nos sete dias do evento, garantindo a remuneração a quem vive da música.


Ao menos R$ 10 milhões deverão ser pagos pelo festival relativos a direitos autorais, considerando a evolução registrada em edições anteriores. Em 2019, última edição do festival, foi registrado pelo Ecad recorde na distribuição de direitos autorais. Com mais de 300 apresentações e 212 artistas, a edição daquele rendeu R$ 9,4 milhões para os compositores que tiveram suas músicas tocadas durante os sete dias de evento neste ano. Esse valor representou um aumento de 13% em relação à edição anterior, realizada em 2017.

“É muito bacana ter essa parceria com os organizadores do maior festival de música e entretenimento do mundo, que respeitam e valorizam os direitos autorais. Além de reconhecer a importância desse pagamento, eles também geram emprego para a cidade, receita para os autores e ainda servem de exemplo para diversos segmentos. O Rock in Rio tem a proposta de trabalhar por um mundo melhor e isso tem muita relação com o que fazemos no Ecad, que é trabalhar para manter a música viva e pelos direitos de quem vive dela”, disse a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.
 
Para a edição deste ano, a parceria entre o Ecad e o Rock in Rio Brasil também se estenderá à exibição de um vídeo nos telões do festival durante os intervalos entre as atrações musicais. O tema será a importância do pagamento de direitos autorais para quem vive de música e a peça faz parte de uma linha de reconhecimento customizada que demonstra a preocupação do festival com os direitos dos criadores musicais.


O Rock in Rio Brasil 2022 será realizado no Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, entre os dias 2 e 11 de setembro. O festival contará com artistas de expressão nacional e internacional, que se apresentarão nos palcos Mundo, Sunset, New Dance Order, Espaço Favela, Highway Stage, Supernova, Rock District e Rock Street Mediterrâneo. Entre as atrações internacionais estarão nomes como Justin Bieber, Dua Lipa, Demi Lovato, Camila Cabello, Avril Lavigne, Coldplay, Guns N’ Roses, Green Day, Iron Maiden e outros. Já entre os nomes da música brasileira, o público poderá curtir artistas como Gilberto Gil, Ludmilla, Alok, Emicida, Iza, Luísa Sonza, Duda Beat, Gloria Groove e outros.


Fonte: Portal Sucesso/Fotos: Divulgação

 

Deixe seu Comentário